Rafael, a ‘muralha’ do União Mogi.

Apesar de seus 22 anos, Rafael é um dos jogadores mais experientes do alvirrubro
no Paulista.

Todo grande time começa com um grande goleiro. Essa frase é antiga e muito conhecida no mundo da bola. Às vezes chega a ser até repetitiva. Mas é uma das filosofias do União Mogi para alcançar o sucesso no Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2013. E quem tem carregado a responsabilidade de envergar a camisa 1 do alvirrubro é o jovem Rafael. O arqueiro de 22 anos conquistou a confiança do técnico Paulo Mulle e, após operar alguns milagres nas últimas rodadas, caiu nas graças do torcedor unionista e se tornou o ‘dono da grande área.
Hoje o goleiro de 1,92 metros reina absoluto na meta da Serpente do Tietê. Com a sequência de jogos e a confiança dos companheiros, ele se tornou uma das principais referências da equipe e tem salvado o União em diversos momentos na competição estadual.
No último domingo, por exemplo, Rafael saiu de campo ovacionado pelo torcedor após efetuar grandes defesas que garantiram a vitória diante do Manthiqueira, por 2 a 1, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.
O início da trajetória no alvirrubro não foi nada fácil. O jovem arqueiro unionista sentiu na pele que sua posição é a mais ingrata do futebol. Com duas falhas nas duas primeiras rodadas, diante de Jacareí e Usac, ele chegou a ser contestado na meta unionista. Mas não desanimou.
Rafael levantou a cabeça, continuou o trabalho e contou com total apoio do preparador de goleiros Duda Vitto. "Eu não comecei tão bem. Agora venho numa crescente muito boa com a sequência de jogos. Só tenho a agradecer aos treinadores pela confiança após as falhas contra Jacareí e Usac", reforçou o goleiro, ao destacar a oportunidade que tem recebido com a camisa do alvirrubro. "Não adianta nada estar em uma equipe de ponta e não jogar. O União está me dando toda a visibilidade. Esta pode ser a minha temporada".
Nascido em Taubaté e criado na cidade de Guarulhos, Rafael Pereira Pascoal começou a jogar bola aos 8 anos de idade na escolinha da Associação dos Servidores Municipais de Guarulhos.
Apesar do talento com a bola, ele revela que não era uma criança muito fã de esportes. Muito pelo contrário. Era um garoto sério e muito reservado. "A pediatra aconselhou minha mãe a me colocar em alguma atividade física coletiva. O futebol foi logo a primeira opção", recordou o arqueiro, ao revelar o gosto pelo gol. "Fui para o gol em apenas três semanas. Além de não ter muita habilidade com a bola nos pés, não tenho paciência para os treinos de linha. Acabei escolhendo a posição que mais trabalha (risos)", frisou.
A carreira nos clubes começou anos depois. Rafael defendeu o Guapira nos torneios sub-12 e sub-13 da Associação Paulista de Futebol. Aos 15 anos, jogou pelo Flamengo de Guarulhos.
O bom desempenho debaixo das traves chamou a atenção do Paulista de Jundiaí, onde atuou dos 15 aos 20 anos. Neste período, foi profissionalizado ainda com 16 anos.
Em seguida, voltou ao Flamengo de Guarulhos para assinar um contrato de dois anos. Além de defender o alvirrubro, também acabou emprestado ao AD Guarulhos. Lá, na disputa do Paulista da Segunda Divisão de 2011, o goleiro marcou um gol de falta de trás do meio de campo na vitória diante do Usac, por 5 a 2. No segundo semestre de 2012, jogou pelo Esporte Clube União Suzano (Ecus).
Este ano, antes de fechar com o União, Rafael integrou o grupo do São José no Paulista da Série A-2. Agora, o jovem fã do goleiro Vitor, do Atlético Mineiro, promete honrar a camisa do União Mogi para alcançar de vez o sucesso no mundo do futebol. "Vim pelo projeto e pelo trabalho sério da diretoria. A equipe vem numa crescente. A gente tem feito o que está no planejamento. Com a chegada dos reforços a tendência é evoluir ainda mais", concluiu.


FONTE: http://www.odiariodemogi.inf.br/ Leia mais: http://www.criarsites.com/como-adicionar-o-botao-curtir-do-facebok-ao-wordpress-e-blogger/#ixzz1j7a2DFMX